Notícias da Flamma

Voltar

Rally visita uma família produtiva e diversificada

22.02.2021

Os Tchopko são uma família de origem ucraniana que há décadas se estabeleceu em Jaguapitã (PR) para plantar café. Atualmente eles cultivam soja e milho, produzem frangos de corte e mantêm bovinos em confinamento.

Cultura familiar - Algumas tradições daquele país do leste europeu são preservadas na cultura familiar e vêm passando de geração a geração. Entre elas, a cruz ortodoxa russa fincada em um ponto da propriedade, a celebração do Natal Ucraniano em 7 de janeiro e costumes gastronômicos que tornam indispensáveis o pirogue - um tipo de pastel cozido - e o holubtsi - iguaria preparada com couve fresca e recheio que pode variar.

Dois irmãos - Há quatro anos, com a perda de Jorge, o pai, assumiram a gestão dos negócios os irmãos Michael (33 anos, formado em administração de empresas) e Vítor (24, graduado em agronomia), sendo que as principais decisões são tomadas com a participação da mãe Roselaine. Há outras três filhas que já há algum tempo migraram para centros urbanos.

Soja e milho - “A previsão é de uma safra normal”, comentou Michael à equipe do Rally Cocamar de Produtividade, que esteve no local no dia 9/2. Registrando ao redor de 58 sacas por hectare nos últimos anos, o produtor conta que eles vêm adotando novas práticas e tecnologias para elevar essa média e, para isso, contam com o apoio técnico prestado pela unidade local da Cocamar. No milho, plantado no inverno, a média é de 100 sacas/hectare.

Modelo - Cooperativistas, os Tchopko participam também da cooperativa de crédito Sicredi, que possui agência na cidade. “São uma família bem estruturada e diversificada em seus negócios, que procura seguir as orientações técnicas na lavoura”, observa o gerente da unidade da Cocamar, José Conti. Segundo ele, os irmãos Michael e Vítor representam, ainda, um modelo bem conduzido de sucessão.

Diversificados - Produzindo grãos em 77 hectares de terras próprias e 242 arrendados, a família possui quatro barracões de frango com 90 mil aves e um confinamento com 23 animais angus. De acordo com Michael, a diversificação é importante para o equilíbrio financeiro da propriedade.



Sobre o Rally

Em sua sexta edição consecutiva, o Rally Cocamar de Produtividade tem como patrocinadores principais: Basf, Fertilizantes Viridian, Fairfax do Brasil Seguros Corporativos, Sicredi União PR/SP e Zacarias Chevrolet. Patrocinam também a realização: Cocamar Máquinas, Texaco Lubrificantes, Cocamar Irrigação, Estratégia Ambiental, Zoetis e Nutrição Animal Cocamar.